quarta-feira, 13 de abril de 2011

Série: Para seguir Jesus “E siga-me”

1.    Introdução
Até agora falamos sobre o convite para seguir Jesus, vimos que isso é um ato espontâneo por parte do discípulo, é uma decisão que precisa ser tomada pela motivação do querer “quem quiser”, isso requer que haja submissão “vir após mim”, vimos também todas as implicações dessa escolha “negar a si mesmo”, “tomar a cruz a cada dia” e agora chega o momento em que temos o discernimento do sentido pleno desse chamado que é para “segui-lo”
2.    O que é seguir Jesus?
A.   É viver um aprendizado continuo
Seguir Jesus é discípulo é ser alguém que aceita o ensino que aceita ser admoestado. Ele não veio fazer seguidores de uma religião, seres enrijecidos que buscam se adequar as regras, que buscam meticulosamente tornar suas exterioridades referenciais para outros, e que no fundo nunca experimentam nenhuma transformação no intimo por acharem que se estabeleceram espiritualmente e se fixaram no centro da vontade de Deus, não sabendo eles que ninguém  se consolida espiritualmente.O discípulo precisa fugir dessa espiritualidade pagã, e saber que terá todos os dias que “transformar-se pela renovação do seu entendimento para saber qual é a boa, perfeita e agradável vontade de Deus”. O discípulo precisa aprender sempre, pois nunca haverá discípulo pronto, o discípulo estará sempre em construção, sempre inacabado, o discipulado todos os dias irá se defrontar com suas ambivalências e suas ambigüidades, será sempre um ser relativo seguindo o Absoluto.
B.   É estar exposto a perigos
“E, entrando ele no barco, seus discípulos o seguiram. E eis que, no mar, se levantou uma tempestade tão grande, que o barco era coberto pelas ondas; ele, porém, estava dormindo”.
Seguir a Jesus não significa sermos privados das surpresas desagradáveis e súbitas da vida. Ser discípulo é aprender a encarar a vida com tudo que ela tem. É enfrentar os contra tempos, os desdobramentos inesperados as “tempestades” e até mesmo a aparente indiferença às vezes do próprio Cristo “ele porem, estava dormindo”.  Por seguirmos Jesus não estamos isentos de sentirmos as dores que todo ser humano enfrenta, as frustrações que todo aquele que já ousou alguma coisa experimentou, a traição e o desapontamento e todas as vicissitudes a que todos nós estamos expostos. Jesus não nos chamou para ficarmos no casulo, na estufa, ele nos expõe a tempestade que se apresenta diante de nós e quer que nós a enfrentemos, por isso dele estar dormindo, aquela tempestade nunca havia sido um problema para Ele, se Ele não a repreendeu era por que estava querendo ensina alguma coisa a seus discípulos. A lição que Ele queria passar era a difícil lição de confiar em Deus, mesmo em meio as circunstancias mais adversas.
C.   É abrir mão do que temos de mais precioso se preciso for
“E, levando os barcos para terra, deixaram tudo e o seguiram.” Lc. 5.11
A bíblia fala do chamado dos discípulos de uma forma tão natural que às vezes chega a parecer uma história fictícia. O texto referido acima narra a ocasião em que Jesus estava passando pela praia e viu dois irmãos que eram pescadores, logo passou mais adiante e encontrou mais dois irmãos que também eram pescadores. E Jesus os fez um convite que mudaria para sempre sua vida o mesmo convite que Ele fez a toda a humanidade sem distinção e que compõe da a parte inicial dessa mensagem, o convite Dele é para quem quiser segui-lo, esses homens não hesitaram em aceita a proposta de Cristo e logo a aceitaram e com tanta convicção que se dispuseram e realmente deixaram tudo para segui-lo. Deixaram pais, mães, filhos, filhas, mulheres, seus ofícios. Me intriga até hoje quando leio esse texto a maneira como esses homens aceitaram esse convite sem hesitar, o que os levaria a fazer o que fizeram? O texto simplesmente diz que eles deixaram tudo, seguir Jesus é realmente algo muito maravilhoso que transcende tudo que somos e tudo que temos, transcende a nova vida ao ponto de nós a perdê-la por amor a Ele, mas certos que essa perda não deve nem ser comparada com a glória que em nós há de ser revelada. Foi essa convicção que invadiu o coração daqueles rudes pecadores, a certeza de que seguir Jesus é algo maior que tudo na vida.
3.    Ele é único caminho que nos leva a Deus
Agora que entendemos o significado de seguir Jesus surge uma outra pergunta, por que nós devemos segui-lo? Devemos segui-lo pois Ele é o único caminho de volta para Deus, só Ele pode nos levar ao lugar de onde nunca deveríamos ter saído, o centro de vontade de Deus. O Senhor estava nele reconciliando consigo o mundo não lhes imputando suas transgressões.
Portanto, a todos que seguem Jesus e que desejavam a partir de hoje segui-lo desejo uma boa jornada por esse caminho que é estreito é verdade, sei que muitos desviarão seu olhar de Cristo e se perderão no caminho, espero que você e eu não estejamos só entre aqueles que são chamados, mas que sejamos um dos poucos escolhidos que entrarão pela porta estreita que conduz a vida e espero chegar no final de peregrinação e que possa encontrá-lo caro leitor naquele grande dia nas mansões celestes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário